Arquivo do blog

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Uma boa notícia

A Bíblia é mais atual do que o jornal que irá circular amanhã
(Billy Graham)


Aiden Wilson Tozer, teólogo mundialmente renomado, certa vez escreveu: - Nunca vi um cristão útil que não seja estudante da Bíblia. Não podia estar mais correto. Tire do mundo as Sagradas Escrituras, e não haverá mais cercas ao redor no abismo. E a humanidade caminhará a passos largos em sua direção. Com vendas nos olhos e rodinhas nos pés. Ladeira abaixo. A Palavra de Deus é a bússola que nos aponta o norte celeste, e sem ela, tudo o que resta é a desorientação. E o contrário também é verdade. Parafraseando Napoleão Bonaparte, “a alma jamais pode vaguear sem rumo, se tomar a Bíblia para lhe guiar os passos. ”

E exatamente a ausência da Palavra de Deus no coração do homem, que provoca seu progressivo afastamento do Deus da Palavra. E este cenário, enegrece os dias. Não há alento para a dor e nem afago para as tristezas. Más notícias e notícias más. Os telejornais jorram violência. As redes sociais explodem em mentiras. Os governos se implodem na corrupção. Guerra. Assassinato. Roubo. Difamação. Com esta enxurrada de caos, é preciso uma trava de segurança. Um guarderreio na pista escorregadia. Uma colher de mel após doses cavalares de absinto. E é aí, que a Bíblia se mostra eficaz. Direção ao perdido. Luz para o cego. Esperança. Renovo. Perspectiva. Para Isaac Newton, “a filosofia mais sublime”. Para Bettex, “o livro que responde às perguntas de uma criança e resiste à sabedoria dos sábios”.

A palavra “EVANGELHO” significa literalmente “Boa Notícia” ou “Boas Novas”. Porém, mas do que trazer alegria e esperança, esta “novidade” vinda diretamente dos céus traz para a vida do ser humano uma verdadeira “transformação”.  Não uma mudança superficial ou uma mera adaptação a um estilo religioso de vida, mas sim uma guinada de 180º que começa no interior do coração humano e se expande progressivamente por sua alma, espírito e corpo, até levar o indivíduo ao padrão de homem perfeito, estabelecido e personificado em Cristo. 

Esse é um processo longo e contínuo que só será completado quando o nosso corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, no exato momento que encontrarmos o Senhor nos ares.  Mas até lá, cabe a cada um se entregar sem reservas a esta “transformação” espiritual que o Evangelho de Jesus Cristo tem o poder de efetuar.

Esta transformação começa pela liberdade de todas as amarras que nos prendem ao passado pecaminoso ou então ao legalismo que nos veste com trajes de religiosidade enquanto nossas intenções estão distantes dos desígnios de Deus. E esta liberdade nasce do conhecimento – “Conhecereis a VERDADE e a VERDADE vós libertara” (João 8:32). Jesus é esta verdade libertadora, e, portanto, é inadmissível que o cristão continue amarrado em traumas e pendências pretéritas.

Quando o homem tem um encontro real com o Salvador, uma mudança genuína acontece, pois, o sangue de Cristo suplanta toda maldição e o amor que abunda na cruz, lança fora todo o medo. Jesus é poderoso o suficiente para arrebentar cordas e destruir grilhões e fará isso na vida de qualquer pessoa que realmente o receba como o Messias. Ele apaga nosso passado e nos orienta rumo a um futuro glorioso.

O problema de grande parte da cristandade é exatamente viver um evangelho superficial, onde muito se fala, mas pouco se vive. Jesus está presente nas falas, mas omitido nas ações. É muito sermão e pouca experiência. Fachada sem comprometimento. Jesus quer promover mudanças, mas muitas pessoas estão conformadas com suas vidinhas medíocres e acomodadas em sua redoma legalista, pouco propensas para viver uma transformação verdadeira.  E esta é a grande questão: Queremos viver o Evangelho em sua plenitude ou continuar na mediocridade de uma religião vazia com um cristo genérico?

Para ser livre, é preciso encontrar a Verdade, e isto basicamente significa viver uma experiência pessoal e verdadeira com Jesus. Não “aceitar” Jesus de forma ritualista como é tão usual hoje em dia, mas sim “entregar-se” completamente à Jesus, permitindo que ele seja o Senhor absoluto de sua vida. Andar com Ele. Pensar como Ele. Ser como Ele.

Este tipo de desenvolvimento só é possível, se pautado ponto a ponto no manual de instrução que verbaliza o passo a passo de uma vida cristocêntrica: A Bíblia Sagrada. Como alguém sabiamente já disse, “a Bíblia é Deus falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando como homem; é Deus falando em prol do homem; enfim, é sempre Deus falando”. É nela que Jesus se revela e se torna um modelo de como cada cristão precisa agir e pensar

Renegar a Bíblia é como rejeitar o próprio Cristo. “Abandonar” as escrituras em um canto da estante, é “exilar” Jesus no limbo de nosso coração. 

Logo, todo cristão que se preze deve ser um assíduo leitor da Bíblia. Não são os líderes eclesiásticos que definem a verdade e nem escolhem o que é santo ou pecaminoso. Estes são precedentes exclusivos da Palavra de Deus, que aponta o caminho ao céu e os atalhos que devem ser evitados, pois  conduzem ao inferno. Tudo que é relevante está ali... Como já dito pelo pré reformador John Huss a mais de quinhentos anos atrás: - A nenhum cristão pode se impor alguma coisa além das Escrituras

Quer ser livre? Leia a Bíblia e encontre o Jesus que nela está. O encontrou? Permita que Ele seja o centro de sua vida. Jamais baseia sua fé apenas no que é dito por homens. Confira em loco o que Jesus tem a dizer sobre cada tema. Seus discursos, ensinamentos e ações estão explicitados nas escrituras, e a liberdade virá quando você tiver a capacidade de assimilar cada uma dessas linhas, e interpretá-las com imparcialidade e comprometimento pessoal.

Seja transformado pelo poder da Palavra...

Seja liberto pelo poder de Jesus...

Viva de boas (e transformadoras) notícias...

Que a Bíblia seja nossa única regra de fé, e nosso parâmetro para todo é qualquer ensinamento recebido. Os homens erram, mentem e omitem, mas a Bíblia revela a verdade absoluta. Viveremos sim dias nebulosos, de incertezas e questionamentos. Mas nunca dias sem respostas. Pois em meio a escuridão dos sentimentos humanos surge a luz resplandecente do Evangelho. Uma boa notícia para dias repletos de maldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário